21 de outubro de 2020

Benefícios da babosa e como utilizá-la

A Aloe Vera, conhecida popularmente como Babosa, é uma planta que possui fins medicinais como calmante, cicatrizante, anestésico, antitérmico e anti-inflamatório. Além desses benefícios, é muito utilizado para melhorar a saúde a pele e cabelo.

O uso da babosa para beleza é uma tradição bem antiga que nunca sai de moda. Essa planta é facilmente encontrada em lojas e pode ser plantada em casa sem muitas preocupações, pois não necessita de cuidados especiais.

BENEFÍCIOS DA BABOSA

Ação hidratante: A seiva da babosa que fica na parte interna da planta, tem poder acelerador e regenerativo das células da pele.

Ação cicatrizante: A aloe vera possui ação anti-inflamatória, calmante e cicatrizante. Por isso, alguns produtos e medicamentos fitoterápicos possuem aloe vera em sua composição, mas esse uso deve ser recomendado por um médico para não ocorrer nenhum efeito indesejado.

Uso no cabelo: A babosa já é bem conhecida por quem prefere cuidados dos cabelos com produtos naturais. Essa planta é muito utilizada na pele também para hidratar e regenerar as células.

COMO UTILIZAR A BABOSA NA PELE

Demaquilante:

Assim como o óleo de coco, o gel da babosa também pode ser utilizado para retirar a maquiagem, além de hidratar a pele do rosto ao mesmo tempo e calmar a pele após a química da maquiagem.

Para armazenar o gel da babosa é simples: retire o gel com uma colher e coloque em um pote com tampa. Quando for tirar a maquiagem, utilize um pedaço de algodão e depois lave o rosto com sabonete neutro ou outro qualquer de sua preferencia.

Prevenir rugas:

A babosa estimula a produção de colágeno na pele e mantem uma boa elasticidade.

Aplique uma pequena porção do gel da babosa com os dedos sobre a pele, fazendo levemente uma massagem nos locais mais prejudicados como: canto dos olhos, redor dos lábios e testa. Deixe agir de até 10 minutos no máximo e lave o rosto om sabonete e agua.

Esfoliante:

Para quem gosta de esfoliar a pele de vez em quando para limpar bem a pele, a boa dica é usar o gel da babosa como base para a mistura.

Misture 2 colheres do gel de babosa e 1 colher de açúcar. Massageie a mistura no rosto todo levemente. Depois lave o rosto com agua e sabonete neutro.

COMO UTILIZAR A BABOSA NO CABELO

Para acabar com a queda:

Para utilizar a babosa no cabelo para evitar a queda, misture o gel da babosa e óleo de coco. Aplique na raiz do couro cabeludo até as pontas. Deixe agir por 15 minutos e depois lave os fios com agua gelada e shampoo. Faça também uma hidratação caso desejar.

Hidratação e crescimento:

Misture 2 claras de ovo e 2 colheres de sopa de gel da babosa. Aplique nos cabelos da raiz as pontas. Deixe agir por 5 minutos e lave com água fria e shampoo. Faça também uma hidratação caso desejar. No máximo 1 vez na semana.

Para eliminar a caspa:

A babosa funciona como removedor de células mortas e regenera as novas. Por isso que é utilizado para acabar com a caspa.

Misture 2 colheres de sopa de gel da babosa, 1 colher de mel e 2 colheres de iogurte natural. Aplique somente no couro cabeludo e massageei-o e deixe agir por 30 minutos. Lave bem com agua fria e shampoo anti-caspa. Faça essa mistura uma vez por semana.

CUIDADOS NECESSÁRIOS

Caso apresente reação alergia à babosa, suspenda seu uso imediatamente e consulte um médico. Não utilize todos os dias.

LEIA TAMBÉM: Alimentos que ajudam a ter o bronzeado perfeito

Clique aqui e saiba mais!

Referência: https://www.tuasaude.com/babosa/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *