18 de abril de 2021

Projetos para fazer após a aposentadoria

Passamos a maior parte da vida trabalhando para nos sustentar e buscar uma qualidade de vida melhor. Trabalhamos tanto que vivemos ansiando por um feriado, final de semana e principalmente as férias.

Os anos passam tão rápidos que não pensamos em como será nossa aposentadoria. Ao pensar brevemente, parece ser ótimo ter bastante tempo livre, mas na prática pode ser tedioso e monótono. Por isso é tão importante fazer planos para os dias após a aposentadoria, até por que ninguém quer ficar em casa assistindo TV o dia todo né!

Então, quais projetos fazer após se aposentar?

APRENDER A TOCAR UM INSTRUMENTO

Aposto que você já teve vontade de aprender a tocar algum instrumento, mas que não tinha tempo livre o suficiente para ir às aulas de música. Agora que você está aposentado, é o momento certo para aprender a tocar um violão, por exemplo, e não ficar entediado em casa.

APRENDER UM NOVO IDIOMA

Nosso cérebro precisa ser estimulado constantemente e na terceira idade é essencial para evitar doenças mentais. Aprender um novo idioma é uma das melhoras formas de exercitar o cérebro. Além disso, é um ótimo jeito de fazer novos amigos e estar preparado para conhecer novos países.

TER UM GRUPO DE ATIVIDADES

Todos nós precisamos ter convívio social, o que na velhice pode não ser tão frequente. O ideal é criar um grupo de atividades com pessoas de idades próximas para fazer passeios, eventos de igreja, exercícios físicos, campanhas para ajudar o próximo, ser voluntário em algum hospital ou ONG, bater papo e se divertir.

CONHECER NOVOS LUGARES

Viajar nem sempre é possível devido as condições financeiras, mas podemos dar um jeitinho para conhecer melhor a cidade que mora. Visite lugares que voce sempre quis ir, mas que nunca teve tempo devido ao trabalho.

Se você mora no Rio de Janeiro, confira as dicas de passeios grátis no texto: “É grátis! Lugares para visitar no Rio de Janeiro sem pagar nada”

ENCONTRE UM HOBBY

Tenha em mente que você já trabalhou muito e que agora pode desfrutar de coisas que antes não podia. Agora é a hora de se dedicar a um hobby novo ou antigo. Se você não sabe o que fazer, confira nossa lista de dicas.

1 – Costura e crochê;

2 – Tocar um instrumento;

3 – Pintura;

4 – Estudar algo novo;

5 – Leitura;

6 – Cozinhar;

7 – Trabalho voluntário;

8 – Aulas de teatro;

9 – Artesanato;

10 – Dança.

ENVELHECER COM QUALIDADE

Independente das atividades que você escolher para fazer após a aposentadoria, tenha em mente que precisamos envelhecer com qualidade. Isso significa que é bom manter o corpo e mente em movimento. É recomendado fazer atividades físicas leves para o corpo e atividades intelectuais como leitura para a mente ficar ativa.

Para mais dicas, leia o texto: “O segredo para envelhecer bem”

Clique aqui e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *